Curitiba é a capital ecológica do Brasil. Nela você encontrará 16 parques cheios de áreas verdes e coisas para ver e 13 bosques com muita, mas muita área verde e paisagens deslumbrantes. O Bosque Alemão é um deles. Ele celebra e divulga as tradições alemãs.
Aqui vamos mostrar um pouquinho dessa maravilha Curitibana para você e dar algumas dicas de como aproveitar melhor seu dia em Curitiba! Vamos lá então!
A área para percorrer no Bosque não é grande, então certamente poderá conhecer mais bosques e parques no mesmo dia. Inclusive, perto do Bosque Alemão, fica o Bosque João Paulo II, que também é um bosque lindo, onde você não precisa dispensar muito tempo para conhecer.
Logo na entrada do Bosque Alemão, avistará uma construção em estilo neogótico, que é réplica do Oratório de Bach, uma antiga igreja presbiteriana que existiu na cidade.
Atenção aqui: Muitos pensam que a entrada do bosque é aquele pórtico amarelo (fachada da Casa Mila), mas lá é a saída. Então se quiser acompanhar os painéis da história do João e Maria na ordem certa (vou falar dobre isso mais abaixo), deverá começar pelo lado certo. Se não se importar com a ordem da história, tudo bem. Não tem problema entrar pela saída.
Seguindo para o lado direito de quem chega, pegará o caminho para entrar no bosque. Ali avistará uma pequena cascata e passará pela passarela até na Torre dos Filósofos, que é um mirante todo em madeira, de onde terá uma vista linda da cidade e da Serra do Mar. A Torre dos Filósofos tem uma escadaria na qual você desce para começar seu passeio pelo bosque.
Em seus 38 mil m² de mata nativa, você percorrerá uma trilha que segue em meio à mata fechada. Ela é um conto de fadas, não só pelo maravilhoso cenário, mas por descrever durante o trajeto o conto João e Maria, dos irmãos Grimm. As crianças adoram ir percorrendo a trilha e lendo cada pedaço da história nos painéis.
O passeio agrada pessoas de todas as idades, mas certamente, para as crianças, aqui tem um plus – Todas as 4ª feiras, 5 bruxinhas super simpáticas aparecem pela trilha para interagir e contar histórias para as crianças. Originalmente elas ficavam contando suas histórias na Casa Encantada, que é uma biblioteca infantil que fica no meio do bosque. Mas devido a pandemia, agora elas andam pelo parque, o que diga-se de passagem achei bem mais legal.
Ao final do trajeto da trilha, chegará no pórtico que reproduz a fachada da Casa Milla, um exemplar da arquitetura alemã na cidade de Curitiba. Esse pórtico rende fotos lindas! É ele que as pessoas pensam que é a entrada do bosque.
Quer conhecer Curitiba? Conte com nossa agência para fazer suas reservas e organizar sua visita à nossa cidade, afinal essa é a nossa casa e adoramos receber bem os turistas!
Bosque Alemão
Localização: Rua Niccolo Paganini, esquina com Franz Schubert – Vista Alegre (Jardim Schaffer).
Horário: Bosque – diariamente das 8h às 20h. Biblioteca – Temporariamente fechada devido a pandemia.
Tel. Biblioteca: (41) 3568-1087
0 comentários