Peça já seu orçamento!

Três destinos imperdíveis na Serra Gaúcha

por | ago 10, 2021 | Sul do Brasil

Se você quer conhecer um lugar incrível dentro do Brasil, que seja lindo, seguro e que tenha inúmeras opções de lazer e diversão para adultos, idosos e crianças, esse lugar está na Serra Gaúcha – Sul do Brasil.

Independente da época do ano, seja verão ou inverno, você terá muitas coisas para ver e fazer por aqui. A gastronomia é absurdamente incrível, tem ótimas opções de hospedagem, compras e você poderá fazer um roteiro que certamente irá agradar todos os membros da família.

Sem sombra de dúvidas, dentro do Brasil, esse é o destino que está em 1º lugar na lista de preferências da família e por isso vamos todos os anos para lá. Muito embora eu seja Curitibana, sou apaixonada pela cultura gaúcha, então pra mim, falar sobre Rio Grande do Sul, é como se estivesse falando da minha terra, afinal Rio Grande do Sul e Paraná, não são tão longe assim assim né! Rsrs! É tudo no Sul mesmo! De avião é 1 hora e de carro 10 horas entre as capitais. Inclusive já fui de carro uma vez e é bem legal! A gente passa por Santa Catarina (outro lugar que amo) e chega ao Rio Grande vendo paisagens incríveis pelo caminho.

Mas recapitulando, a Serra Gaúcha reúne alguns dos mais visitados destinos turísticos do Rio Grande do Sul, entre eles Gramado, Canela e Bento Gonçalves. Neste post, vou fazer um resumo de cada um desses 3 lugares incríveis.

 

» Gramado

Pórtico da cidade – Av. Borges de Medeiros (principal rua da cidade) – Paróquia de São Pedro

 

Considerado um dos 10 destinos mais visitados e seguros do Brasil, Gramado encanta não só por seu clima europeu, mas por suas variadas atrações e paisagens exuberantes.

Gramado possui a maior infra-estrutura turística do Estado do Rio Grande do Sul e oferece mais de 200 casas gastronômicas que servem desde o mais simples até o mais exigente paladar. A rede hoteleira conta com 11 mil leitos distribuídos em 145 hotéis e pousadas que atendem todos os gostos e bolsos.

Visitar Gramado é incrível em qualquer época do ano, mas tem duas em especial, que é mais incrível ainda: Páscoa e Natal. Nestes períodos, a cidade fica inteira decorada e shows temáticos acontecem diariamente. As festividades de Páscoa duram aproximadamente 1 mês, já as de Natal acontecem durante 3 meses. Na época Natalina, a cidade consegue ficar mais linda do que já é. O mega-espetáculo “Natal Luz”, foi o primeiro evento natalino do Brasil e hoje é um dos maiores espetáculos do gênero no mundo.

Mas não se engane achando que Gramado é só Páscoa e Natal. A Cidade tem programações diferentes o ano todo. Inclusive, uma bem famosa é o Festival de Gramado. Já ouviu falar? E um grande evento cinematográfico do país que premia famosos artistas, produtores, diretores e jornalistas do Cinema Brasileiro e Latino, numa semana de muito glamour. 

Quer saber mais sobre Gramado. Clique aqui para ler o post com várias dicas de passeios desta cidade incrível.

 

» Canela

Catedral de Pedra – Bondinho com vista para a Cascata do Caracol – Yodinha (nosso mascotinho) contemplando a cascata – Castelinho Caracol (Museu)

 

Canela é outra cidade da Serra Gaúcha que encanta os olhos. Ela faz divisa com Gramado. Uma é tão próxima a outra que algumas pessoas acham que são a mesma cidade. Quem vai a Gramado não tem como deixar de conhecer Canela, pois 15 minutos é o tempo que irá levar do centro de Gramado até o centro de Canela.

Tranquilidade e muitas opções de lazer e descanso também estão disponíveis em Canela. Aqui encontrará belíssimos parques e atrativos turísticos, que usam como cenário belezas naturais. Destaco o Parque do Caracol e a Cascata do Caracol, ambos possuem uma infraestrutura incrível para atender os turistas. O passeio de bondinho com vista para a Cascata é imperdível.

A Gastronomia também é farta e oferece um atendimento de excelência. O tradicional churrasco e o romântico fondue não faltam por aqui. Inclusive uma das churrascarias mais incríveis que eu já fui na vida está em Canela – O nome dela é “Garfo e Bombacha”. Se gosta de um bom churrasco regado a show com muita música e fandango Gaúcho, não deixe de vir aqui.

Em Canela também encontrará hotéis e pousadas cheios de aconchego, desde pequenas hospedarias até grandes hotéis confortáveis. São mais de 4.000 leitos disponíveis só em Canela.

Aqui eventos culturais e de lazer para todas as idades também acontecem durante o ano todo. O comércio é bem variado com malhas, artesanato, couro e grifes.

Além dos passeios naturais e gastronomia farta, Canela é recheada de museus super diferentes e atrações para os mais variados gostos.

Quer saber mais sobre Canela. Clique aqui para ler o post com várias dicas de passeios desta cidade incrível.

 

» Bento Gonçalves

Pórtico da Cidade – Vinícola Casa Valduga – Tour com degustação na Casa Valduga e Castelo Medieval Chateau Lacave (Tour com degustação e Restaurante)

 

Já começo falando que ,obviamente os que amam vinho, não podem deixar de dar uma passadinha em Bento Gonçalves. Mas posso falar por experiência própria que, mesmo quem não é grande conhecedor e amante de vinhos (esse é meu caso), a visita vale muito a pena.

A aproximadamente 120 Km de distância de Porto Alegre, Gramado e Canela (+/- 2 horas de carro), Bento Gonçalves é considerada a capital brasileira do vinho e oferece roteiros turísticos espetaculares pelo Vale dos Vinhedos.

Além de apreciar bons vinhos, você poderá conhecer parques e visitar construções históricas bem antigas da cidade. Claro que a gastronomia não pode ficar de fora né. Afinal estamos falando do Sul, onde a influência italiana é muito forte. Você já viu Italiano que não goste de comer bem? Eu nunca vi.

Entre os passeios em Bento Gonçalves, um que é muito tradicional é viajem de Maria Fumaça, que é uma locomotiva a vapor dos anos 50. Nesse passeio os visitantes percorrem cerca de 20 quilômetros entre as cidades de Bento Gonçalves e Carlos Barbosa.

A paisagem é linda. A Maria Fumaça passa por montanhas, campos floridos, lagos e muito mais. Ao longo da viagem acontecem apresentações de dança e música dentro dos vagões, além de degustações de vinho e espumantes.

Além do Vale dos Vinhedos, Bento Gonçalves oferece vários roteiros turísticos como o Caminhos de Pedra, Vale do Rio das Antas, Encantos de Eulália e Cantinas Históricas.

Qualquer época do ano você conseguirá curtir a cidade, mas sempre tem as preferidas né?! No verão, entre janeiro e março acontece a Vindima, que é quando as parreiras estão carregadas de uvas para a colheita. O visual é bem lindo. No outono, entre março e junho, o visual muda um pouco e dá lugar as folhas secas das parreiras com aquelas diversas cores lindas de outono. Essas são minhas as épocas que mais gosto.

Estou preparando um post super bacana dedicado à Bento Gonçalves. Logo logo coloco no ar!

 

 

Ficou com vontade de conhecer essas cidades?

A Serra Gaúcha é um dos destinos em que somos especialistas. Conte com a gente para organizar sua viagem, fazer suas reservas de hotel, locação de carro e auxílio para montar seu roteiro. 

 

 

» Presente – Kit de viagem Serra Gaúcha

Montando sua viagem com a gente, você ganha um kit de viagem com cupons de descontos exclusivos para alguns passeios e restaurantes. Entre em contato com a gente e consulte as condições!

 

Amanda Gagliastri

Travel Designer

    0 comentários

    Enviar um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Precisa de ajuda? Converse com a gente!