Peça já seu orçamento!

Saiba tudo sobre Certificado de Vacinação para viagem internacional

por | jul 11, 2021 | Aplicativos Úteis, Documentos de Viagem

Depois da Pandemia do Covid-19, tão cedo, viajar para o exterior não será como antes. Se antes já era necessário ficar atento com uma série de documentações, agora então, teremos que redobrar a atenção para ir a outro país.

Para reabrir as fronteiras sem quarentena e fazer com que o turismo volte ao normal, os governos precisaram estar confiantes de que estão efetivamente reduzindo o risco de importação de Covid-19. Isso significa ter informações precisas e confiáveis sobre o estado de saúde dos passageiros. 

Sendo assim, alguns países já começaram a abrir suas fronteiras, colocando como principal exigência a comprovação de que o visitante esteja completamente vacinado com a vacina contra o Covid-19. Além disso, o exame negativo para Covid-19, que já estava sendo obrigatório para embarque em voos internacionais, continuará sendo exigido por mais algum tempo.

Se você vai viajar para o exterior, veja agora como poderá apresentar certificado de vacinação válido.

 

» Conecte SUS – Controle da vacinação contra a Covid-19 na palma da mão em 3 idiomas 

O Conecte SUS é uma ferramenta do Ministério da Saúde que dá acesso à Carteira Nacional Digital de Vacinação, facilitando monitoramento e controle da aplicação das doses no Brasil. Ele gera seu certificado de vacinação em 3 idiomas – Português, Inglês e Espanhol. 

Através dessa plataforma, você terá suas informações de saúde atualizadas na palma da sua mão, bem como o certificado de vacinas tomadas via SUS, incluindo a vacina contra a Covid-19. O  Conecte SUS será seu certificado digital de vacinação, válido em todo território Nacional. Os EUA também aceitarão o certificado do Conecte SUS, uma vez que ele é emitido pelo governo brasileiro e disponibiliza a versão em inglês. Saiba mais sobre as novas normas para ingresso nos EUA clicando aqui. 

Para emitir seu certificado nos 3 idiomas, ao logar no seu usuário, clique em cima da informação das doses

 

 

No caso da vacina contra a Covid-19, para quem está totalmente imunizado com alguma das vacinas aplicadas no Brasil, é possível gerar o certificado de vacinação em inglês, espanhol e português.

Quem tomou apenas a 1ª dose da Coronavac, Astrazeneca e Pfizer, o certificado é gerado somente em português. Quem já tomou as 2 doses, terá o certificado também disponível em inglês ou espanhol. Quem tomou a vacina da Janssen, que é de dose única, já poderá gerar o certificado de vacinação nos 3 idiomas.

Ao abrir esta tela, basta selecionar o idioma que deseja e gerar seu certificado clicando no ícone do PDF conforme as setas.

 

Poderá imprimir o certificado de vacinação ao gerá-lo em PDF ou mostra-lo diretamente em seu celular. Recomendo imprimir nos 3 idiomas e carregar junto. Vai que acaba a bateria do celular bem na hora de embarcar né! Sem o certificado de vacinação, não embarca.

Esse é meu certificado de vacinação em Inglês

 

 

Assim que receber a vacina, quem for cadastrado no sistema vai ter a dose registrada no Conecte SUS. Na palma da mão e em tempo real, o usuário poderá consultar o tipo de vacina aplicada, o lote de fabricação e a data em que a dose foi tomada. A partir daí, o cidadão e o profissional de saúde também saberão o dia exato de aplicação de uma possível segunda dose. Esse mapeamento também vai evitar que uma pessoa tome doses de laboratórios diferentes.

O formato digital permite que os brasileiros consultem todas as vacinas aplicadas nas redes pública e privada – não só a da Covid-19 – deixando para trás as antigas carteirinhas de vacinação de papel, que podem sofrer rasuras ou até serem perdidas com o tempo.

Além da carteira de vacinação digital, o Conecte SUS também mostra dados de atendimentos e internações do paciente, permite a consulta de medicamentos e exames realizados, como o de detecção da Covid-19, por exemplo, e dá acesso ao formato digital do Cartão Nacional de Saúde, mais conhecido como Cartão SUS, que é o documento de identificação do usuário da rede pública de saúde.

 

Se o certificado de vacinação contra Covid-19 emitido pelo Conecte SUS será aceito em todos os outros países ninguém sabe ainda, mas há essa possibilidade, uma vez que ele também é emitido em inglês e espanhol. Os Estados Unidos já declarou que o comprovante emitido pelo ConecteSus será aceito. Se quiser saber todas as demais exigências para entrar nos Estados Unidos, clique aqui.

 

» Como fazer o cadastro no Conecte SUS

 

O cadastro no Conecte SUS é simples, feito em poucos minutos com número do CPF ou da Carteira Nacional de Saúde. Para se cadastrar acesse o portal pelo seu computador clicando aqui.   Também poderá fazer isso pelo seu celular ou tablet, nestes casos, deverá baixar o App. 

Se você já possui cadastro no portal gov.br, então já está cadastrado. Basta acessar a ferramenta Conecte SUS digitando seu CPF e senha cadastrada no gov.br.

 

 

 

 

 

» A apresentação do CVIP para  a vacina de febre amarela é obrigatório?

 

O Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CVIP) já existe a muito tempo e é necessário porque ALGUNS países exigem o documento para a entrada em seu território. Até o momento ele só está habilitado para incluir vacinas contra Febre Amarela

Se você vai viajar para o exterior, consulte aqui a lista rápida de países que exigem o certificado. Se seu voo tiver escala ou conexão, confira todos os países por onde irá passar. Recomendações e exigências de saúde mais detalhadas estão disponíveis na aba “Exigências de Viagem” deste link.

Como é bastante comum voos que partem do Brasil e fazem escala no Panamá, já deixo aqui o aviso: Para quem fará um voo com destino aos EUA que faz escala no Panamá, será exigido a apresentação do CVIP com a vacina da Febre Amarela. Então fique de olho se esse é seu caso. Para voos diretos do Brasil aos EUA, não é exigido vacina contra Febre Amarela

 

Esse é o meu CIVP da Febre Amarela

 

Se quiser saber mais sobre o CIVP, poderá acessar o portal gov.br clicando aqui. Este já é o link direto das informações sobre o CIVP.

 

O CIVIP é um documento que NÃO está atrelado ao ConecteSus, portanto deverá ser emitido através do link mencionado acima.

 

 

Espero ter te ajudado com as essas informações!

 

Conte sempre com a gente para organizar sua viagem, lhe assessorar em todos os detalhes  documentais e adquirir seus ingressos! Entre em contato para lhe passarmos todas as opções de serviços que podemos lhe oferecer.

 

 

Amanda Gagliastri

Travel Designer

    0 comentários

    Enviar um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Precisa de ajuda? Converse com a gente!