Última atualização deste post: 2024
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou no dia 05/05/23 o fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional referente à COVID-19. Com isso, vários países começaram a rever suas exigências com relação ao controle de entrada. Os Estados Unidos inclusive, também já declarou que a partir de 11/05/23 não será mais exigido comprovante de vacina contra COVID-19 para quem desembarca no país. Saiba mais sobre isso aqui.
Até o momento de atualização deste post, alguns países ainda exigem comprovante de vacinação e alguns até mesmo seguro viagem com cobertura para Covid. Então antes de viajar para qualquer lugar, consulte. O Brasil inclusive, ainda está exigindo a comprovação de vacina, inclusive para nós brasileiros voltarmos ao país.
Mas não é só a vacina contra Covid que devemos nos preocupar antes de irmos viajar. Dependendo de onde você esteja partindo, é necessário apresentar certificado de vacinação (CIVP) contra FEBRE AMARELA. E é aqui que mora a eterna confusão que muitas pessoas fazem. Por isso, vou explicar de uma forma bem simples sobre o famigerado comprovante desta vacina.
» Quando é obrigatório a apresentação do CIVP para a vacina de febre amarela?
O Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) já existe a muito tempo e é necessário porque ALGUNS países exigem o documento para a entrada em seu território. Este certificado só inclui a vacina contra Febre Amarela.
Se você vai viajar para o exterior, consulte aqui a lista rápida de países que exigem o certificado. Se seu voo tiver escala* ou conexão**, confira todos os países por onde irá passar. Recomendações e exigências de saúde mais detalhadas estão disponíveis na aba “Exigências de Viagem” deste link.
Para voos diretos do Brasil, sem que aconteça o desembarque em outro país em que os EUA exija essa vacina, NÃO é necessário vacina de febre amarela. Então, se embarcar em voo direto do Brasil para os Estados Unidos, não precisa se preocupar, que essa vacina não é necessária para entrar nos EUA.
ATENÇÃO: Se for descer no Panamá por exemplo (parada normal para quem viaja com a compahia Copa Airlines com destino à Florida), a vacina é exigida apenas se você entrar efetivamente no Panamá, passando pela imigração deles e depois tendo que fazer novamente o embarque internacional rumo aos EUA. Isso geralmente acontece com quem faz stopover.*** Se fizer apenas uma escala ou conexão onde não irá sair da área de embarque internacional, pode ficar tranquilo, pois não será exigido o CIVP.
Importante saber a diferença dessas nomenclaturas:
* Escala: Quando um voo tem escala significa que ele poderá fazer uma ou mais paradas em algum(s) aeroporto(s), antes de chegar ao destino final. Neste caso, o passageiro não precisa descer da aeronave.
**Conexão: Nos voos com conexão em outro(s) aeroporto(s), você deverá descer da aeronave e embarcar em outra que te levará ao seu destino final. Fique atento pois em alguns casos há mudança de aeroporto também. Estes passageiros são chamados passageiros em trânsito.
***Stopover: É a possibilidade de conexão estendida, benefício que possibilita ao passageiro permanecer um tempo maior numa cidade intermediária antes de seguir para o destino final do voo. Nesses casos, se a conexão durar mais de 24 horas, o passageiro pode escolher passar mais tempo no destino, aproveitando os dias nessa cidade intermediária.
O comprovante da vacina de Febre Amarela fornecido no posto de saúde NÃO é válido para viagens internacionais.
A validade do CIVP de febre amarela inicia-se 10 dias após a data de vacinação e se estende por toda a vida. Você só precisa tirá-lo apenas uma vez.
Para quem tomou a vacina contra Febre Amarela a partir de 30/12/2022, o Certificado estará disponível no ConecteSus. Clique aqui para saber mais.
Quem tomou esta vacina antes de 30/12/2022, não terá o CIVP atrelado ao ConecteSus, portanto deverá emití-lo através do site. Somente este ou o certificado via ConectSus é aceito em viagens internacionais.
Se quiser saber mais sobre o CIVP, poderá acessar o portal gov.br clicando aqui. Este já é o link direto das informações sobre o CIVP.
Se você vai viajar para algum lugar que ainda exige certificado de vacinação contra Covid-19 ou tomou a vacina contra Febre Amarela após 30/12/2022, veja agora como poderá apresentar certificado de vacinação válido internacionalmente:
» Conecte SUS – Certificado de Vacinação em 3 idiomas
O Conecte SUS é uma ferramenta do Ministério da Saúde que dá acesso à Carteira Nacional Digital de Vacinação, facilitando monitoramento e controle da aplicação das doses no Brasil. Ele gera seu certificado de vacinação em 3 idiomas – Português, Inglês e Espanhol.
Através dessa plataforma, você terá suas informações de saúde atualizadas na palma da sua mão, bem como o certificado de vacinas tomadas via SUS, incluindo a vacina contra a Covid-19. O Conecte SUS será seu certificado digital de vacinação, válido em todo território Nacional.
No caso da vacina contra a Covid-19, para quem está totalmente imunizado com alguma das vacinas aplicadas no Brasil, é possível gerar o certificado de vacinação em inglês, espanhol e português.
Quem tomou apenas a 1ª dose da Coronavac, Astrazeneca e Pfizer, o certificado é gerado somente em português. Quem já tomou as 2 doses, terá o certificado também disponível em inglês ou espanhol. Quem tomou a vacina da Janssen, que é de dose única, já poderá gerar o certificado de vacinação nos 3 idiomas.
Poderá imprimir o certificado de vacinação ao gerá-lo em PDF ou mostra-lo diretamente em seu celular. Recomendo imprimir nos 3 idiomas e carregar junto. Vai que acaba a bateria do celular bem na hora de embarcar né! Sem o certificado de vacinação, não embarca.
Assim que receber a vacina, quem for cadastrado no sistema vai ter a dose registrada no Conecte SUS. Na palma da mão e em tempo real, o usuário poderá consultar o tipo de vacina aplicada, o lote de fabricação e a data em que a dose foi tomada.
O formato digital permite que os brasileiros consultem todas as vacinas aplicadas nas redes pública e privada – não só a da Covid-19 – deixando para trás as antigas carteirinhas de vacinação de papel, que podem sofrer rasuras ou até serem perdidas com o tempo. Para quem tomou a vacina contra Febre Amarela a partir de 30/12/2022, o Certificado também estará disponível no ConecteSus.
Além da carteira de vacinação digital, o Conecte SUS também mostra dados de atendimentos e internações do paciente, permite a consulta de medicamentos e exames realizados, como o de detecção da Covid-19, por exemplo, e dá acesso ao formato digital do Cartão Nacional de Saúde, mais conhecido como Cartão SUS, que é o documento de identificação do usuário da rede pública de saúde.
» Como fazer o cadastro no Conecte SUS
O cadastro no Conecte SUS é simples, feito em poucos minutos com número do CPF ou da Carteira Nacional de Saúde. Para se cadastrar acesse o portal pelo seu computador clicando aqui. Também poderá fazer isso pelo seu celular ou tablet, nestes casos, deverá baixar o App.
Se você já possui cadastro no portal gov.br, então já está cadastrado. Basta acessar a ferramenta Conecte SUS digitando seu CPF e senha cadastrada no gov.br.
Espero ter te ajudado com as essas informações!
Conte sempre com a gente para organizar sua viagem, lhe assessorar em todos os detalhes documentais e adquirir seus ingressos! Entre em contato para lhe passarmos todas as opções de serviços que podemos lhe oferecer.
0 comentários