Peça já seu orçamento!

Tudo sobre Canela/RS – O que fazer nessa cidade que é uma Paixão Natural

por | set 7, 2021 | Sul do Brasil

Post atualizado em 12/06/2023


 

A Cidade de Canela fica na Serra Gaúcha e é, juntamente com Gramado (cidade vizinha), uma das cidades turísticas mais lindas para se visitar no Brasil. Canela e Gramado são tão próximas uma da outra que algumas pessoas acham que são a mesma cidade, pois 15 minutos é o tempo que irá levar do centro de Canela até o centro de Gramado. Quem vai em uma, não pode deixar de conhecer a outra. 

Se você está buscando tranquilidade, mas com muitas opções de lazer e diversão, belos parques recheados de belezas naturais e uma infraestrutura impecável, com certeza encontrará tudo isso em Canela.

A hotelaria é incrível e conta com mais de 4.000 leitos disponíveis só em Canela. A Gastronomia é incrível. O tradicional churrasco gaúcho e o romântico fondue são bem marcantes por aqui.  Além da gastronomia farta e dos passeios naturais, Canela é recheada de museus super diferentes e atrações para os mais variados gostos.

Neste post vou colocar as principais atrações de Canela, tentando resumir para não ficar muito extenso, pois Canela tem muitas opções de lazer. Por isso, nunca deixe de consultar nosso blog, pois sempre colocamos posts novos contando mais detalhes de cada lugar incrível que visitamos nesse destino fantástico.

Para facilitar a sua pesquisa dos posts, em nosso site, é só clicar no menu superior “Blog” e então, na barra lateral direita, consulte “Categorias – Sul do Brasil”. É ali que sempre postaremos dicas sobre locais e passeios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.  Agora bora lá falar de Canela!

 

» Pontos turísticos imperdíveis

Catedral de Pedra (Catedral Nossa Senhora de Lourdes): Principal marco da cidade, ela começou a ser construída em 1937. Sua torre tem 65 metros de altura e 12 sinos de bronze, trazidos da Itália, dispostos em sua estrutura. Ela é tão linda que vale a visita de dia e o retorno a noite quando ela fica toda iluminada, deixando o visual um espetáculo ainda maior. Também é possível comprar ingressos para visitação que consiste em uma subida pelo interior da torre da Catedral. Lá verá um museu de arte sacra que conta a história da Catedral e do Cônego João Marchesi (idealizador) e apresenta a história do carrilhão dos 12 sinos. Ao chegar no topo da visitação, a vista panorâmica da cidade de Canela é a cereja do bolo. O acesso ao local se dá somente por escadas. São 154 degraus para chegar bem pertinho dos relógios da torre.

 

 

 

Estação Campos de Canela: Pertinho da Catedral de Pedra tem um centro comercial que é um charme. Lá encontrará lojinhas e restaurantes. É um lugar tão bonito e aconchegante, que vale a pena passar por ali.

 

» Gastronomia

Falar de gastronomia na Serra Gaúcha é assunto sem fim, porque a variedade de restaurantes de qualidade por aqui é absurdamente incrível. Canela tem muita opção de onde comer comida boa e com preços que atendem todos os tipos de orçamento. Vou deixar a dia aqui de 3 lugares que fomos e que achamos tanto a comida quanto o atendimento excepcionais. 

 

Garfo e Bombacha: Essa é uma das churrascarias mais tradicionais que existe na região. Ela é muito procurada, pois além de servir uma comida incrível, a imersão na cultura Gaúcha é fenomenal. Aqui você pode escolher entre almoço e jantar, com ou sem show. Consulte sempre no calendário do site os dias e horários das refeições com e sem show. Os preços mudam conforme sua escolha obviamente. O almoço é sempre mais barato. Sem sombra de dúvidas eu recomendo a opção com show ainda que seja mais cara, pois é um momento único e inesquecível. Em nenhum outro lugar do país você terá a oportunidade de comer um churrasco típico gaúcho assistindo um show tão incrível. Eu costumo a dizer o valor das coisas está ligado a experiência que elas te proporcionam. Por isso o preço deles vale cada centavo pago. 

A cultura Gaúcha é representada com muito orgulho, onde peões e prendas apresentam danças tradicionalistas como a chula, dança dos facões, malambo e boleadeiras, sempre com muita música típica gaúcha é claro.

Pausa para a tietagem: Eu acho lindo ver os Gaúchos pilchados e as prendas com seus vestidos rodados! rsrs! A música Gaúcha então, é muito empolgante! Amo a cultura deles!

 

→  La Estación Empório e Steakhouse: Bem no Coração de Canela, na Estação Campos de Canela, você encontra esse lugar incrível onde encontrará cortes especiais e tradicionais de alta qualidade. O atendimento é à la carte, as porções são muito bem servidas e o preço é ótimo. Todos cortes na parrilla, vem acompanhados de 01 prato de salada de batata com mix de folhas verdes, molhos e farofa. Quando fomos, estávamos em 5 pessoas. Pedimos Bife de Chorizo, Fraldinha e de acompanhamento uma porção de polenta frita misturada com parmesão uruguaiano. Todos nós saímos pra lá de satisfeitos. Dica de prato: Incontestavelmente as carnes são maravilhosas, mas preciso deixar uma dica de acompanhamento: A polenta frita misturada com parmesão uruguaiano é tão gostosa, mas tão gostosa, que tivemos que repetir só de gulodice mesmo! rsrs! Super recomendo!

 

 Casa da Velha Bruxa: Com mais de 40 anos de história em Gramado, a Casa da Velha Bruxa é outro local super tradicional. É um local tão procurado que em 2019, virou atração também em Canela, na Estação Campos de Canella, pertinho da Catedral de Pedra.  Aqui encontrará lanches salgados e doces, pizzas, cremes no pão, sobremesas super diferentes, tortas, sorvetes, chocolate quente e chás. Tudo é muito gostoso e o ambiente é super aconchegante. Dica de prato: Tudo que comemos lá adoramos, mas o ponto alto pra mim foi o Sorvete ao Forno. Minha Nossa… é até difícil descrever o quão gostoso isso é! São 3 bolas de sorvete que virão em uma cumbuquinha (adoro essa palavra! rsrs), cobertas com uma camada de brownie quentinho, outra de marshmallow derretido e calda de chocolate. No cardápio diz que serve 2 pessoas, mas pra mim serve 3 pessoas fácil, ainda mais se considerar que irá comer algo salgado antes. 

Sempre confira o tamanho do prato que pretende pedir, porque as porções são realmente generosas na Casa da Velha Bruxa.

 

→ Para contar todas as delicias que existem em Canela levaríamos muito tempo e o post iria virar um livro. Pesquisar antes de ir é indispensável! Deixo aqui mais 2 sugestões extras que são incríveis:

Magnólia Restaurante e Cinema – Restaurante lindamente decorado com uma temática retrô. Como tudo em Canela, além da comida boa, esse restaurante te oferece é uma experiência que ficará marcada na memória. 

Restaurante Casa da Serra –  Atmosfera de cantina italiana, móveis de madeira, ambiente rústico que remetem às lembranças da nossa infância, de casa da avó. O lugar é lindo, aconchegante e a comida deliciosa!

 

» Hotelaria

As opções de hotéis por aqui são inúmeras. Sendo assim, vou deixar como dica o hotel que ficamos em janeiro deste ano, pois achei o custo benefício muito bom – Tri Hotel Canela. Os quartos tem uma decoração mais antiguinha, mas muito confortáveis. Todos com piso de madeira e frigobar. A infraestrutura do hotel é maravilhosa e a localização é muito boa. Ele fica no meio de uma área com mais de 5 hectares de mata nativa, tem uma enorme piscina térmica coberta, campo de futebol, trilha para caminhada, espaço fitness e cancha de bocha. Para as crianças o hotel disponibiliza espaço kids, Copa Baby e o Castelo Encantado, que é um espaço de diversão e entretenimento para os pequenininhos!

Não esqueça de cotar a sua estadia com nossa agência. Além do Tri Hotel canela, temos várias opções ótimas para te oferecer. 

 

» Passeios e atrações

Missão difícil é colocar num post só tudo o que tem pra fazer em Canela. Então vou tentar resumir, citando os locais que são bastante frequentados pelos turistas. É praticamente impossível conhecer tudo em uma única viagem, a não ser que você fique bastante tempo por lá, mas acho que esse post vai te ajudar a fazer suas escolhas. Todas as atrações citadas abaixo requerem ingressos. Sempre consulte nos sites oficiais dias e horários de funcionamento. Dito isso, vamos lá!

 

Parque Estadual do CaracolAqui é o abrigo da maior cachoeira do Rio Grande do Sul e um dos maiores pontos turísticos do sul do Brasil. A Cascata do Caracol, que é a principal atração do parque, tem 131 metros de altura e está cercada por uma mata lindíssima. Dentro do parque, você pode ir no elevador panorâmico (pago à parte), contemplar as paisagens em seus mirantes, descer uma escadaria de 927 degraus até a base da queda d’água e passear nas trilhas.

 

Bondinhos Aéreos Parques da Serra: Vizinho do parque do Caracol, aqui a grande atração é o passeio de bondinhos de onde terá uma visão absurdamente linda da Cascata do Caracol. Aqui encontrará 4 estações para se divertir. Na Estação Central, onde embarcará no bondinho, irá descer no primeiro mirante para a Cascata do Caracol. Na Estação Animal, acontece o primeiro desembarque do bondinho, onde conhecerá o outro mirante com vista para a Cascata do Caracol o qual está a 130 mts de altura com relação a sua base. Andando mais um pouco encontrará uma pequena trilha ecológica. A Estação Cascata é sua terceira parada onde tem um mirante com vista frontal da cascata. A partir desse ponto poderá descer para a última estação onde encontrará o Eagle que é um tipo de tirolesa (pago a parte), com uma cadeira para até duas pessoas. A cadeira se desloca a 180 metros de distância presa por cabos de aço com um desnível de 45 metros em relação à saída e à torre de reenvio, onde se pode observar a Cascata do Caracol e a vista do vale por um ângulo diferente.

 

Castelinho Caracol: Esta casa foi uma das primeiras residências de Canela, tendo sido construída no inicio do Séc.XX, entre 1913 e 1915. Hoje é é um lindo museu onde poderá ver como era a vida da família Franzem naquela época. O Castelinho Caracol, preserva móveis e utensílios da época de seus moradores, as paredes intactas, mesmo com o passar de  quase um século! Poderá circular por dentro da casa e por fora no seu imenso e lindo jardim onde também tem coisas bem interessantes para ver. 

Aqui também uma casa de chá onde é servido um dos mais famosos Apfelstrudel (torta de maça) da região. A  sua produção artesanal e a receita já vem atravessando a 5º geração da família Franzem.  Você pode escolher entre o Apfelstrudel tradicional servido com nata (creme de leite fresco) ou com sorvete de creme. Se você gosta de torta de maçã, te garanto que não pode deixar de provar esta! O Castelinho Caracol funciona diariamente das 13h às 14:20h. Mas sempre consulte os horários no site, pois feriados podem alterar o funcionamento bem como pode mudar conforme alta ou baixa temporada.

 

Skyglass Canela: Com 35 metros de extensão, a plataforma fica suspensa a 360 metros e é considerada até o momento a maior plataforma de vidro do mundo. Aqui você pode contemplar o Vale da Ferradura de duas maneiras: A primeira é caminhando sobre a plataforma e a segunda é indo na parte inferior da estrutura, onde há um circuito com dez cadeiras suspensas em um monotrilho, chamado Abusado. A sensação é de se estar flutuando sobre o vale. Os ingressos para ambos são separados, mas existem combos de ingressos que acabam valendo mais a pena caso queira ir nos dois. DICA: Compre ingressos antecipado pois a compra direto direto na bilheteria valor maior. Outra dica não ir aos sábados, domingos e feriados, pois o volume de gente é sempre maior nesses dias. 

 Mundo a Vapor:  Aqui você fará uma viagem através das máquinas a vapor que transformaram a história. Passando pelos seis continentes, você descobrirá como cada país foi impactado pela força do vapor e o quanto ele ainda é importante até hoje. O ingresso é bem acessível e é uma visita rápida, mas bem legal. Mas se você não quiser conhecer, pode tirar uma foto bem legal na fachada que é bem icônica. A fachada do Mundo a Vapor reproduz, através de uma réplica, a cena famosa do acidente ferroviário registrado em Paris, na França, em 1895, quando uma locomotiva desgovernada entrou na estação de Montparnasse sem freios, atravessando a parede e caindo de uma altura de 12 metros, permanecendo pendurada por um de seus 12 vagões.

 

 Parque Terra Mágica Florybal: Trata-se de um parque temático da rede de lojas de chocolates mais famosa da Serra Gaúcha – Florybal. Quem está com crianças, é um passeio que certamente elas vão adorar. Este parque é um passeio em meio a natureza onde fará uma viagem no tempo, desde os Dinossauros até a tecnologia do Cinema 7D. Aqui encontrará brinquedos, praças de alimentação, loja de chocolate, teatros infantis, a Casa do Mago, passeio do Dino Móvel, Simulador de Montanha Russa, dentre outras atrações.

 

SPACE Space Adventure: Para os apaixonados pelo espaço, este é o ÚNICO Complexo de visitantes da NASA Fora dos EUA. Nele você irá conhecer a sala de comando de Houston, verá de perto a cápsula Apollo, descubrirá como se pousa na Lua com um módulo lunar em tamanho real, viverá a sensação de decolar em um foguete, além de curtir games e muitas outras experiências únicas!

 

 Vinícola Jolimont: Uma excelente opção para quem gosta de vinho, é fazer um tour com degustação pela Vinícola Jolimont. Na verdade, nem precisa ser tão amante de vinho não, pois o passeio vale a pena mesmo assim. Eu não tomo vinho e adoro passear em vinícolas porque o visual é muito lindo em todas elas. Na Jolimont poderá passear pelos parreirais onde você verá como são produzidas as uvas. O deck oferece uma vista incrível para o Morro Calçado, onde poderá tirar fotos incríveis.

 

Algumas outras atrações:  Alpen Park (Tirolesa, arvorismo, trenó alpino e algumas atrações em meio a natureza);  Ice Bar Mundo Gelado (Bar de gelado onde tudo é feito de gelo e a temperatura chega a -20º), Parque Big Land, Ecoparque Sperry (Trilha e ecoturismo).

Ice Bar e Alpen Park

 

 

Se você ainda não conhece Canela, coloque esse lugar incrível nos seus planos de viagem. Tenho certeza que não irá se arrepender! 

A Serra Gaúcha é o destino que mais visitamos no Brasil. Conte com a gente para organizar sua viagem, fazer suas reservas de hotel, locação de carro e auxílio para montar seu roteiro. 

Amanda Gagliastri

Travel Designer

    0 comentários

    Enviar um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Quem somos nós?

    Quem somos nós?

    Uma ex-cast member e uma disneymaníaca que levaram a paixão por Disney tão a sério que hoje em dia mantém não apenas um blog, mas também uma agência de viagens especializada em Orlando. Nosso propósito é te ajudar a organizar uma viagem dos sonhos!

    Siga nosso Instagram
    This error message is only visible to WordPress admins

    Error: No connected account.

    Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.

    Precisa de ajuda? Converse com a gente!