Peça já seu orçamento!

Tudo sobre Gramado/RS – Uma cidade muito mais do que encantadora

por | set 8, 2021 | Sul do Brasil

Post atualizado em 01/08/2023


 

Considerado um dos 10 destinos mais visitados e seguros do Brasil e eleita como uma das 30 cidades mais lindas do nosso país, Gramado é uma cidade muito mais do que encantadora. Seu clima e visual europeu, suas ruas floridas, os detalhes da arquitetura, a organização, segurança e limpeza da cidade, sua gastronomia diversificada, a variedade de atrações e a qualidade dos produtos e serviços, faz de Gramado um destino incrível e acolhedor para visitantes de todas as idades. Não tem como sair decepcionado de Gramado, independente da sua idade e do seu estilo. Sempre encontrará por lá algo que te agrade.

É tanta coisa que tem para fazer nessa cidade, que pra não virar um livro, vou colocar os principais detalhes de Gramado neste post e fazer outros mais específicos para detalhar melhor as principais atrações e gastronomia de Gramado.

Para facilitar a sua pesquisa dos posts, em nosso site, é só clicar no menu superior “Blog” e então, na barra lateral direita, consulte “Categorias – Sul do Brasil”. É ali que sempre postaremos dicas sobre locais e passeios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

 

» Pontos turísticos imperdíveis

Igreja Matriz São Pedro: No coração de Gramado, esta Igreja é parada obrigatória. Ela não é tão grande quanto a Catedral de Pedra de Canela, mas nem por isso deixa de encantar tanto quanto. Ao cair da noite ganha uma iluminação que a deixa ainda mais encantadora. Exatamente ao seu lado, você encontra a fonte do amor eterno, onde os apaixonados colocam seu nomes em plaquinhas de corações coloridos junto com um cadeado para prender ao redor da fonte. 

 

 

Rua Coberta: Exatamente em frente a Igreja de São Pedro, fica este local lindo onde encontrará vários restaurantes e lojas. A cobertura dela é tão linda que faz com que ela seja tão especial. 

 

Caminhada pela rua principal: A Rua Borges de Medeiros é a principal rua de Gramado. É nela que encontrará a Igreja e a Rua Coberta, além de várias lojas e restaurantes. Caminhar por ela é uma delícia, especialmente a noite e na época de Natal, onde a rua inteira ganha uma decoração estonteante, cheia de iluminação.

 

Rua Torta: Outra rua de Gramado que é um charme é a Rua Torta, que é o nome popular da Ladeira Florida. Ficou conhecida por sua forma tortuosa que lembra uma das mais famosas ruas de São Francisco na Califórnia – a Lombard Street. Na época de Natal ela fica deslumbrante com a decoração e iluminação especial que ganha. É um cenário de fotos bem popular entre os turistas. 

 

» Gastronomia

Se tem uma coisa marcante em Gramado, além da beleza da cidade em si, é a gastronomia…como se come bem nessa cidade! Aqui irá encontrar os mais variados tipos de comida que, além de agradar todo tipo de paladar, atendem todos os tipos de orçamento.  

Em Gramado você encontrará cozinha alemã, cozinha italiana, cozinha francesa, cozinha japonesa, cozinha mediterrânea e cozinha suíça. Por todo lado tem cafés e bistrôs, casas de chá, e muito, mas muito locais que servem café colonial e a tradicional sequência de fondue. Obviamente churrascarias também não faltam. Se quiser algo mais simples e rápido, também encontrará lanchonetes, buffet a quilo, comida caseira. Inclusive o McDonald’s de Gramado é o mais lindo e aconchegante que já vi aqui no Brasil. Parece a casa do Gru da animação “Meu Malvado Favorito”. Ah, não podemos esquecer do chocolate né! Tem muito chocolate por aqui. Inclusive são ótimas opções de lembranças de viagem para levar pra família.

 

Dica de restaurantes temáticos: Se você nos acompanha, já sabe que somos apaixonadas por coisas temáticas, cinematográficas, com uma pitada de magia e afins! Então vou indicar 2 restaurantes temáticos que são simplesmente incríveis. Na verdade, são rodízios de pizza, mas garanto que a qualidade das pizzas é de outro patamar, bem diferente de um rodízio de pizza tradicional.

Hector – O Mago Dragão: Pizzaria inspirada da saga de Harry Potter que oferece mais de 80 sabores de pizzas com sabores super diferentes e ingredientes de alta qualidade. A comida é maravilhosa e inclusive você come muito, mas aqui, o ponto alto, na verdade, é a imersão no mundo da Magia. Você realmente vai se sentir em uma escola de bruxos. Nós, como adoramos tudo que é temático, fomos com nossas capas de Hogwarts é claro! Rsrsrs! Posso dizer que foi muito divertido! 

Cara de Mal:  Essa é outra pizzaria temática com o padrão tão elevado quando ao do Hector. A diferença é a temática, que por aqui é sobre o mundo dos Piratas e você tem dois locais para escolher onde jantar: Jantar Pirata – Porto ou Jantar Pirata – Navio. Em ambos, um bando de piratas  trará uma infinidade de pizzas doces e salgadas e um enorme cardápio de bebidas piratas. Tudo é servido com muita diversão, tem pockets shows e as intervenções piratas tornam o seu jantar um verdadeiro espetáculo.

 

Dica de sequência de Fondue na pedra: Ir para Gramado e não ir em uma casa de Fondue é um pecado. As opções são inúmeras, mas vou indicar aqui a que eu acho uma das mais gostosas e que tem um preço super em conta. O Chateau de La Fondue tem uma sequencia de fondue na pedra com muita, mas muita variedade mesmo. Aqui você como até não aguentar mais, pois pode pedir reposição de tudo quantas vezes quiser. A 1ª parte da sequência de foundue é com queijo, a segundo é com carnes e a terceira é com chocolate. Os acompanhamentos de cada sequencia são bem variados. Esse restaurante fica ao lado do Cara de Mau e bem em frente a Rua Torta.

De Domingo a 5ª feira são os dias mais baratos e comprando antecipadamente no site deles é muito mais barato: R$ 64,90 por pessoa. (Preço consultado dia 01/08/21).

 

Dica Café Colonial: Outra coisa que tem de sobra em Gramado são os famosos Cafés Coloniais e você vai encontrar opções para todos os gostos e bolsos, basta encontrar um que o custo-benefício se encaixar no seu orçamento. Fazendo uma média entre eles o valor médio fica em R$ 80,00 por pessoa. Sempre há opções de descontos para grupos maiores e para compras on-line. Quem não se planeja antes, passa na frente e resolve entrar, geralmente paga mais caro em tudo. 

As opções de Cafés Coloniais são tantas que é bem difícil escolher em qual ir, então vou deixar aqui os 4 Cafés Coloniais que são considerados os melhores de Gramado. Qualquer um deles que escolha, com certeza não irá se arrepender, pois são igualmente maravilhosos: 

  Bela Vista Café Colonial: Fundado em 1972, é considerado o 1.º café colonial do Brasil e foi eleito um dos 1000 lugares para se conhecer antes de morrer.

 Café Coelho Colonial: Se vier aqui, não deixe de experimentar o bolo de cerveja. Aqui também tem Fondue de chocolate branco e preto com 3 frutas da estação.

 Torre Café Colonial: Com um custo benefício ótimo, esse café colonial sempre oferece valor promocional para vendas antecipadas no site deles. Fora da temporada os descontos são ainda maiores. 

 Gramado Café Colonial: Aqui encontrará um misto de gastronomia e vivência com um traço forte da cultura dos imigrantes italianos e alemães. O pastelzinho de chocolate deles faz o maior sucesso.

 

» Hotelaria

A rede hoteleira conta com 11 mil leitos distribuídos em 145 hotéis e pousadas que atendem todos os gostos e bolsos. Diferente do que muita gente pensa, de que Gramado é um destino muito caro, aqui você encontrará acomodações desde a mais simples e confortável até as mais luxuosas e sofisticados. O que se destaca é o atendimento de qualidade em todas elas.

Como a rede hoteleira é gigantesca e de qualidade, fica até difícil indicar um único hotel. Todos os que ficamos até hoje são ótimos. A escolha vai depender de quanto estará disposto a pagar, se deseja um local que ofereça piscina ou não, se prefere locais mais centrais, enfim, tudo vai depender do que pretende fazer e de como irá se deslocar.

Dica de hospedagem: Muito embora os hotéis da região sejam ótimos, com cafés da manhã divinos, vários com piscina térmica e coberta, tem um lugar especial que serei obrigada a indicar, mas que não é um hotel. A indicação é simplesmente porque achamos o lugar incrível, pois nossa agência não intermedia a locação aqui e não ganhamos nada com isso. Para ficar neste local, é só através da Airbnb mesmo. Então anota essa dica:

Se você gosta da trilogia Senhor dos Anéis, você vai enlouquecer com o Sítio dos Cogumelos. Se nunca assistiu, mas gosta de lugares diferentes, não se preocupe, garanto que também vai gostar. O local parece a cidade de Hobbiton lá da Nova Zelândia e vai te levar direto para um cenário de filme.

O Sítio dos Cogumelos é o lugar perfeito para quem busca tranquilidade e o sossego da natureza, mas não quer ficar longe do agito da cidade. Ele fica a 4,5 km do centro de Gramado. De carro, não leva nem 5 minutos para chegar e a rua é toda asfaltada.

 

» Passeios e atrações

Outra coisa que não falta em Gramado é diversão. Sim, Gramado é uma cidade aconchegante e pacata, mas isso nem de longe quer dizer que vai conhecer tudo num dia e que só terá passeios bucólicos pra fazer, não mesmo! Se programe muito bem porque vai precisar otimizar o tempo. 

Eu já vou começar deixando aqui um calendário da programação das principais festividades do 2º semestre de 2023 ao início de 2024:

Festival de Cinema – 11/08 a 19/08/2023

Festival de Cultura e Gastronomia – 06/09 a 17/09/2023

Natal Luz – 26/10/2023 a 21/01/2024

Gramado in Concert – 26/01 a 03/02/2024

Páscoa em Gramado – 07/03 a 31/03/2024

Festa da Colônia – 23/04 a 14/05/2024

 

Além das comemorações especiais das datas que citei acima, as atrações fixas que encontrará por lá são inúmeras e incríveis. Todas as atrações citadas abaixo são pagas. Sempre consulte nos sites oficiais dias e horários de funcionamento. Dito isso, vamos lá!

 

→ Snowland: Parque temático fechado com aldeia de estilo alpino e colina coberta de neve para esqui e tubing. É uma boa oportunidade para ver neve em qualquer dia do ano!

 Mini Mundo: Parque com miniaturas cerca de 24 vezes menores que o tamanho real, dos principais pontos turísticos de vários países do mundo.

Snowland e Mini Mundo

 

→ Hollywood Dream Cars: Exposição de carros antigos que marcaram a história da indústria automobilística e do cinema nos anos dourados. Você vai vivenciar o clima e emoção das décadas de 20 a 60 no glamour de Hollywood. 

→ Mundo de Chocolate: Neste parque de esculturas você passará por 7 salas, cada uma representando os mais importantes pontos turísticos do mundo, onde você viajará em um delicioso passeio cultural passando pela Suíça, África, México, Egito, Índia, China, Japão, Rio de Janeiro, Nova York, chegando à Europa, representada pela maior Torre Eiffel de chocolate do mundo, com 4,22m de altura. 

Hollywood Dream Cars e Mundo de Chocolate – A Torre Eiffel é inteira feita de chocolate.

 

 DreamLand Museu de Cera: Esse é o primeiro museu de cera da América Latina. Aqui irá encontrar com celebridades, personagens de quadrinhos e de filmes, todos feitos de cera.

 Salão Super Carros: Se você gosta de velociadae e é apaixonado por carros não pode deixar de visitar esse lugar. O Salão Super Carros conta com mais de 30 supermáquinas, dentre elas, Ferrari, Lamborghine, Maserati, Mustang e Corvette. Você poderá dirigir todas essas supermáquinas. O preço varia bastante conforme o carro que deseja dirigir. 

DreamLand Museu de Cera e Salão Super carros

 

 Harley Motor Show: Os apaixonados por moto vão amar esse lugar! O Harley Motor Show é um pub e museu dedicado às mais tradicionais motocicletas do mundo. São mais de 20 modelos de Harley Davidson distribuídas pelo local. E para criar imersão, não pode faltar muita música é claro. Inclusive, chegando lá não esqueça de acessar a playlist do spotify deles. É uma música melhor que a outra. 

Harley Motor Show

 

→ Parque Aquático coberto Acquamotion: Neste parque aquático temático totalmente coberto, você irá se divertir em águas termais super quentinhas. São 5 ambientes diferentes com o tema das estações do ano.  O lugar é lindo, colorido e muito quentinho. Seja no verão ou em pleno inverno, você vai passar um dia incrível aqui dentro. 

 Exceed Experience Park – Parque Tecnológico: Aqui poderá brincar com simuladores modernos e ultrarrealistas onde irá sentir a Força G. São 4 Simuladores ativos para você pilotar – Avião de Caça Militar, Ferrari da Fórmula 1, Porsche Carrera e Mercedes na pista da Stock Car para pilotar até 360km. Tanto Porsche quanto a Mercedes contam com itens originais de fábrica: bancos, volantes, painéis.

 Fantastic House: Parque temático lúdico onde você passará por vários ambientes bem coloridos, com efeitos especiais, música e iluminação cênica. O circuito que leva em torno 50 minutos para ser percorrido visa te levar para um passeio sensorial, com muita música onde você vai descobrir os segredos da alegria plena. 

Aquamotion – Experience Park – Fantastic House

 

→ NBA Park Gramado: Este é o primeiro parque temático da NBA no Brasil. É um local com muitas atrações: um museu repleto de peças autografadas pelas maiores lendas da liga, diversos games de última geração, pocket show, interação com mascotes, espaço kids, cafeteria, restaurante e a maior NBA STORE da América Latina.

 

→ Selfie Gramado: Se você adora tirar fotos com cenários super instagramáveis, esse aqui é o local certo. São diversos cenários super interativos em um ambiente fechado dedicado para cliques diferentes. Tem até um jatinho lá dentro.

 

 Criamigos Oficina de Ursos: Aqui você cria o seu bichinho de pelúcia do jeitinho que você quiser. Logicamente, como tudo em Gramado, tem toda uma história, um enredo e muita imersão envolvida. Não preciso nem dizer que é um local que as crianças amam né? Mas garanto uma coisa…não são só as crianças que gostam não. A filhota com 25 anos na ocasião, quis montar um bichinho pra ela. rsrsrs!

 

» Eventos especiais

Visitar Gramado é incrível em qualquer época do ano, mas tem duas épocas em especial, que acho mais incrível ainda: Páscoa e Natal. Nestes períodos, a cidade fica inteira decorada e shows temáticos acontecem diariamente. As festividades de Páscoa duram quase 1 mês, já as de Natal acontecem durante 3 meses.

Durante toda a Páscoa em Gramado, os principais pontos da cidade são decorados, fazendo referência à data. 

Na época Natalina, a cidade consegue ficar mais linda do que já é. O mega espetáculo “Natal Luz”, foi o primeiro evento natalino do Brasil e hoje é um dos maiores espetáculos do gênero no mundo. Veja aqui a programação do Natal Luz 2023.

 

Outro evento bem famoso em Gramado é o Festival de Cinema. Trata-se de um grande evento cinematográfico do país que premia famosos artistas, produtores, diretores e jornalistas do Cinema Brasileiro e Latino, numa semana de muito glamour. Você vai ouvir falar muito do Kikito de Ouro nesse período.

 

Se você ainda não conhece Gramado, coloque esse lugar incrível na sua wishlist (lista de desejos) de viagens. Eu tenho certeza que não irá se arrepender! O que citei neste post, é uma pequena parte do que encontrará por lá!! 

A Serra Gaúcha é um dos destinos que mais visitamos no Brasil. Conte com a gente para organizar sua viagem, fazer suas reservas de hotel, locação de carro e auxílio para montar seu roteiro. 

Amanda Gagliastri

Travel Designer

    0 comentários

    Enviar um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Quem somos nós?

    Quem somos nós?

    Uma ex-cast member e uma disneymaníaca que levaram a paixão por Disney tão a sério que hoje em dia mantém não apenas um blog, mas também uma agência de viagens especializada em Orlando. Nosso propósito é te ajudar a organizar uma viagem dos sonhos!

    Siga nosso Instagram
    This error message is only visible to WordPress admins

    Error: No connected account.

    Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.

    Precisa de ajuda? Converse com a gente!